domingo, 2 de dezembro de 2012

Para onde você tá olhando?

Aos 47 do segundo tempo do Domingão, já quase indo dormir, pego meu celular e por impulso abro o Instagram, nele vejo uma frase que não me deixa mais dormir, pelo menos até acabar esse post: "Pra onde cê tá olhando?"



E juntado um pouco do útil ao agradável, aproveito a inspiração repentina e volto à escrever....

Hoje, já segunda, 03/12 de DEZEMBRO...... {sim amigos e amigas, o ano está quase no fim (espero que apenas o ANO e não o MUNDO)}..... então nada melhor que começar a terminar o ano com uma análise do que fizemos nesse ano.

Primeiro convido a todos nós a antecipar um pouco o nosso "Planejamento 2013" e antes mesmo de partir para o planejamento propriamente dito, pensarmos em como fomos nesse ano que está chegando ao fim.

E ao analisar 2012, olhar o que deu certo e o que não deu certo, o que fizemos de bom e onde erramos, o que nos motivou e o que nos sabotou, ao fazer essa serie de questionamentos essa pergunta é fundamental: Pra onde você está ou estava olhando?

O que você anda focando em sua vida? No que anda gastando sua energia e seus neurônios? Qual é sua perspectiva diante das coisas que acontecem para você?

Para mostrar a importância disso de um modo bem fácil, vou exemplicar: Já viu quando você ou alguém perto de você compra um carro novo, que você até então não tinha visto na rua e ai de repente você andando na rua começa a se deparar com um monte desses carros? Ou pode ser com marca de roupa, você compra uma roupa de alguma marca e a partir daí começa a perceber quantas pessoas tem essas mesma marca?

Ai você se pergunta, uai mas será que todo mundo decidiu comprar carro junto ou roupa no mesmo lugar que eu.... bem , quem sabe talvez pode até ser, mas normalmente é porque antes de comprar o carro ou a roupa, talvez você não percebia esses carros ou essa marca, mas agora que você está observando mais isso começa a aparecer mais, porque simplesmente seu consciente começa a distinguir mais isso no meio do emaranhado de carros ou na multidão de gente.

E o que que isso tudo tem a ver com o Planejamento 2013? TUDO

Pois o que você está olhando diariamente é o que está crescendo em sua vida ou o como você está olhando as situações estão afetando ou ajudando diretamente seu desempenho.

É a simples e velha história que faz toda diferença, você vê problemas ou soluções?

Você vê as coisas como um acaso do destino ou como algo que você fez acontecer?

Será que seu olhar não está um pouco viciado? Será que não tem outras maneiras de fazer as mesmas coisas ou quem sabe de pelo menos perceber as mesmas coisas? Lembre-se é loucura fazer as coisas do mesmo jeito e principalmente visualizá-las do mesmo jeito e esperar resultados diferentes.

De uma simples frase vista ocasionalmente pode sair um post e das coisas mais inesperadas ou mesmo das coisas esperadas, aquelas que temos contatos todos os dias podem e devem sair ideias supreendentes.

Perceba e seja sincero com você mesmo, seu olhar diante do mundo anda pessimista, medroso, realista (normalmente quem fal realista é pessimista, rs), ou esperançoso, alegre, empolgante e assim por diante....

Pode ter certeza que seu olhar do mundo tem ditado os acontecimentos da sua vida. Assim é o Coaching, RESPONSABILIZAÇÃO.

E lembre-se o pior cego é aquele que não que ver ou enxergar ou aceitar como está vendo o MUNDO.

Espero que tenha ajudado em algo, agora vou ali tentar dormir, sem pegar no celular, rs... se bem que foi lindo voltar a escrever e sinceramente estou a disposição para mais informações, então boa noite.


Emerson Tokarski


3 comentários:

  1. Excelente post!!! Sábias palavras! Parabéns! Rumo a construção de um ano de muitas realizações!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Por isso um trabalho em equipe pode ser um rumo de sucesso. Quem tem possibilidade de trabalhar em equipe, tem visões diferentes para atingir um objetivo e somadas podem acrescentar muito nas estratégias a serem tomadas para alcança-lo!

    ResponderExcluir
  3. Para onde estou olhando??
    Estou olhando para meu futuro e meu presente.
    Sei onde quero chegar, materialmente e como pessoa.
    Materialmente é fácil e até comum à muita gente: ter uma condição financeira tranquila, que
    me permita realizar as coisas que eu quero sem passar apertado. Por exemplo: se eu quero
    fazer uma viagem, basta colocar nos planos e faze‐la, sem ficar sofrendo muito. Quero um
    conforto, mas não luxo.
    Como pessoa, é mais pessoal, mas também sei onde quero chegar. Ser uma pessoa melhor, ser
    uma pessoa com mais virtudes e valores, capaz de corrigir os erros e evitar vários outros. Ser
    uma pessoa mais afável e de fácil trato, com amigos verdadeiros e sempre alegre. Ser alguém
    que sabe ver a felicidade em cada porção de bem, por menor que ela seja. Procuro ser alguém
    que sabe se colocar e que busca aprender com os erros.
    Tão importante como saber para onde estou olhando, é saber o caminho a se percorrer para
    alcançar esses objetivos. Alguns desses objetivos eu possuo conhecimento de como alcançalos,
    e outros não. Mas o importante é realmente ter boa vontade para buscar o conhecimento
    de como alcança‐los, e o próprio conhecimento.
    Olhar para o presente também é imprescindível! Como posso me tornar algo, se não sei qual
    minha situação atual?
    Não posso buscar a felicidade nas pequenas coisas, se não tenho em mim o conceito de
    felicidade, se não sei discernir a verdadeira felicidade de uma felicidade momentânea...

    ResponderExcluir

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;