quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Viva, o Fim do Mundo é Amanhã!

Antes de me xingar ou pensar que sou mais um pessimista, te convido a uma breve reflexão....



Desde quando Neimeyer nos deixou, veio em mim a vontade intensa de escrever um texto sobre a sua celebre frase: "A Vida é um Sopro".

Mas, como ser humano auto sabotador que sou, me deixei enrolar por algumas semanas com a seguinte desculpa: Virá o momento perfeito para colocar no "papel" essa ideias que tanto quero.
E o momento perfeito chegou, um dia antes do fim do mundo, talvez o último momento né!? (brincadeirinha).

Pois, refletindo o dia todo hoje, pensei e se fosse realmente o fim do mundo amanhã, o que eu gostaria de estar fazendo? E sim, pelo menos esse texto eu gostaria de ter publicado, dentre outras milhares de coisas obviamente, rs.....

Então Emerson, você pediu pra eu não te julgar pessimista, mas então que Mer$#%*@ é essa de "Viva, O Fim do Mundo é Amanhã"?

A base é o seguinte, tenho percebido que nunca foi tão fácil quanto esses últimos dias fazerem as pessoas pensarem sobre o que realmente vale pena ou sobre seus verdadeiros desejos, pois por mais que a maioria de nós não acreditemos obviamente que o mundo irá acabar amanhã, dia 21, em minhas conversas e sessões de coaching tenho perguntado, "tá eu sei que o mundo não vai acabar essa semana, mas E SE ACABASSE o que você gostaria de estar fazendo? " daí tem saído grandes respostas.

Neimeyer sempre acreditou que a vida é um sopro e olhem o que ele construiu (literalmente). Se tornou uma lenda viva, entrou para a história da humanidade, talvez justamente por acreditar nisso "que o fim do mundo, do mundo dele", sua morte, poderia ser em qualquer dia, amanhã, já que a vida pra ele era um sopro. Ainda bem, pra nós a vida dele foi um grande e longo sopro e o grande gênio pode nos presentear com tanta sabedoria e ensinamentos.

Outro que partilhava da ideia do FIM DO MUNDO AMANHÃ, era Steve Jobs. no seu mais famoso discurso , ele diz que todo dia pela manhã ele se perguntava "Se hoje foi o último dia da minha vida, eu ia querer fazer o que eu vou fazer hoje?" e complementa que quando a resposta era não por alguns dias seguidos com certeza era um sinal evidente que algo precisaria ser mudado.

Acho que não preciso falar dos feitos da Jobs, mas a ideia disso tudo é: que tal pararmos um pouco e se perguntar de verdade, profissionalmente, pessoalmente, socialmente estou fazendo o que realmente estaria fazendo se o fim fosse amanhã?

Será que eu estaria trabalhando onde estou, na profissão que estou, na cidade que estou? Será que eu perderia tanto tempo vendo novela, fazendo fofoca e ligando para qual cor do Cabelo da Xuxa? Será que eu ligaria tanto para os outros querem de mim e assim deixando o que eu quero de lado?

Jobs fala: "tenha coragem de seguir seu coraçao e sua intuição, eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar".

E por isso, resolvi celebrar o FIM DO MUNDO AMANHÃ, pois qualquer adolescente da década de 80 e 90 sabe que "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, pois se você parar pra pensar na verdade não HÁ".

Então a verdade é que a ideia do FIM DO MUNDO é muito boa para amanhã, já que ele na verdade não há, mas que se realmente acreditar que ele pode acontecer amanhã ou qualquer dia, assim como com certeza vai acontecer, a morte pelo menos, isso sem dúvida nenhuma poderá exercer uma mudança muita grande em você e te colocar pra frente a fim de realizar grande feitos.

Então, Você está pronto para o FIM DO MUNDO?


Emerson Reinert Pereira Tokarski


domingo, 2 de dezembro de 2012

Para onde você tá olhando?

Aos 47 do segundo tempo do Domingão, já quase indo dormir, pego meu celular e por impulso abro o Instagram, nele vejo uma frase que não me deixa mais dormir, pelo menos até acabar esse post: "Pra onde cê tá olhando?"



E juntado um pouco do útil ao agradável, aproveito a inspiração repentina e volto à escrever....

Hoje, já segunda, 03/12 de DEZEMBRO...... {sim amigos e amigas, o ano está quase no fim (espero que apenas o ANO e não o MUNDO)}..... então nada melhor que começar a terminar o ano com uma análise do que fizemos nesse ano.

Primeiro convido a todos nós a antecipar um pouco o nosso "Planejamento 2013" e antes mesmo de partir para o planejamento propriamente dito, pensarmos em como fomos nesse ano que está chegando ao fim.

E ao analisar 2012, olhar o que deu certo e o que não deu certo, o que fizemos de bom e onde erramos, o que nos motivou e o que nos sabotou, ao fazer essa serie de questionamentos essa pergunta é fundamental: Pra onde você está ou estava olhando?

O que você anda focando em sua vida? No que anda gastando sua energia e seus neurônios? Qual é sua perspectiva diante das coisas que acontecem para você?

Para mostrar a importância disso de um modo bem fácil, vou exemplicar: Já viu quando você ou alguém perto de você compra um carro novo, que você até então não tinha visto na rua e ai de repente você andando na rua começa a se deparar com um monte desses carros? Ou pode ser com marca de roupa, você compra uma roupa de alguma marca e a partir daí começa a perceber quantas pessoas tem essas mesma marca?

Ai você se pergunta, uai mas será que todo mundo decidiu comprar carro junto ou roupa no mesmo lugar que eu.... bem , quem sabe talvez pode até ser, mas normalmente é porque antes de comprar o carro ou a roupa, talvez você não percebia esses carros ou essa marca, mas agora que você está observando mais isso começa a aparecer mais, porque simplesmente seu consciente começa a distinguir mais isso no meio do emaranhado de carros ou na multidão de gente.

E o que que isso tudo tem a ver com o Planejamento 2013? TUDO

Pois o que você está olhando diariamente é o que está crescendo em sua vida ou o como você está olhando as situações estão afetando ou ajudando diretamente seu desempenho.

É a simples e velha história que faz toda diferença, você vê problemas ou soluções?

Você vê as coisas como um acaso do destino ou como algo que você fez acontecer?

Será que seu olhar não está um pouco viciado? Será que não tem outras maneiras de fazer as mesmas coisas ou quem sabe de pelo menos perceber as mesmas coisas? Lembre-se é loucura fazer as coisas do mesmo jeito e principalmente visualizá-las do mesmo jeito e esperar resultados diferentes.

De uma simples frase vista ocasionalmente pode sair um post e das coisas mais inesperadas ou mesmo das coisas esperadas, aquelas que temos contatos todos os dias podem e devem sair ideias supreendentes.

Perceba e seja sincero com você mesmo, seu olhar diante do mundo anda pessimista, medroso, realista (normalmente quem fal realista é pessimista, rs), ou esperançoso, alegre, empolgante e assim por diante....

Pode ter certeza que seu olhar do mundo tem ditado os acontecimentos da sua vida. Assim é o Coaching, RESPONSABILIZAÇÃO.

E lembre-se o pior cego é aquele que não que ver ou enxergar ou aceitar como está vendo o MUNDO.

Espero que tenha ajudado em algo, agora vou ali tentar dormir, sem pegar no celular, rs... se bem que foi lindo voltar a escrever e sinceramente estou a disposição para mais informações, então boa noite.


Emerson Tokarski


 
;