quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sir Paul, o Gafanhoto e o Coaching


Lá estava eu, em meio a mais de 40 mil pessoas, extasiadas, encantadas e fascinadas, com o ídolo da minha infância a minha frente, no palco, em um estádio, no meio do meu querido Cerrado e da linda Goiânia.
Quando, de repente, escapa um comentário: "É impressionante o exemplo de liderança desse cara!". Eu poderia ter falado das músicas, do Paul, do cenário, de todo aquele ambiente fascinante e mágico que tomou conta do Serra Doura, mas o que me veio naquele momento foi liderança.
Minha namorada me olhou, sem saber o que responder, afinal, quem falaria isso numa hora dessas? Com certeza nem eu saberia o que responder se alguém fizesse o mesmo comentário comigo. Assim, sorri e voltei a cantar alegremente, canção por canção....

Mas, sem dúvida, o Sir Paul deixa qualquer líder com uma certa invejinha e todos da área de coaching orgulhosos. Vamos aos motivos:

1) Love, love, love.... O que faria um senhor de 70 anos, bilionário, marco da música mundial, integrante de uma das bandas mais (se não a mais) famosa do mundo, a continuar em plena turnê, chegando onde poucos nomes internacionais estiveram, ousando a tocar em Goiânia? Ele simplesmente ama o que faz. E ponto final. Se você acha lorota, pergunto: você conhece alguém que se tornou bilionário em uma atividade profissional que não gostasse?
2) Empatia: Sir Paul chega a Goiânia e ainda fala a plateia: "Trem Bão". Ele sabe muito bem que estão todos ali para ouvirem as canções que fizeram história e ele não precisaria falar nada em português para agradar, mas ele fala e muito. E ainda coloca uma expressão goiana no meio de uma frase e entra correndo com a bandeira do Brasil, já quase no final do show.

3) Respeito, Concentração e Determinação: Quantas pessoas que você conhece já deram chiliques quando uma mera mariposa chega perto? E se uma "banda completa" de gafanhotos resolvesse te atrapalhar bem na hora do seu "trabalho principal", o que você faria? Reclamaria, com certeza pararia de fazer seja lá o que fosse e muitos dariam um jeito de exterminar esses bichos... e o que o bilionário de 70 anos ídolo mundial fez? Nada.... ele sabia que tinham milhares de pessoas olhando pra ele, ele teria o direito de parar a música, pedir pra que o pessoal de apoio "limpasse" a área, mas o que ele fez? Simplesmente continuou a tocar o seu piano. Gafanhotos no braço, no cabelo, dando rasante no piano e o que ele fez? Continuou.
E fez mais: transformou um "problema" em um trunfo ao interagir com os gafanhotos, arrancando risadas da platéia e esbajando seu grande autocontrole... Imagina por quantos mosquitos você já parou de trabalhar? Por quantos problemas minúsculos você já perdeu o foco? Imagina alguns "gafanhotos".

4) Simpatia: Essa é, sem dúvida,  a grande marca desse músico incrível.

5) Inovação e Profissionalismo: O cara tem 70 anos de idade, é bilionário, com um mega repertório de sucesso, talvez o maior da história e o que ele faz? Não se cansa de tocar músicas inéditas, como ele mesmo fez questão de frisar em vários momentos do show: “Esse é o segundo lugar no mundo em que toco essa canção”. Ele podia se apegar ao passado, mas ele continua caminhando! E profissionalismo, aliás, quanto profissionalismo. Batemos palmas quando um artista nacional toca por mais de 1 hora meia, quando chega a 2 horas é o extremo. Paul tocou 2 horas e 40 minutos.

6) Bem Estar e Saúde: Se você ainda não percebeu ele tem 70 anos de idade. Sim 70 anos de idade e tocando 2 horas e 40 minutos. E não tomou um mísero pingo de água em cima do palco, não perdeu o folêgo e não parou..... Ah, sim, ele é um astro do Rock e esteve em todos os ambientes "insalubres" em que os outros, que morreram aos 27 anos, também estiveram...

7) Liderança e Carinho: É nítido a liderança que ele tem em sua banda e o carinho com que trata todos os membros. Ele interage com todos através de olhares, gestos, dancinhas... Sabe comandar a banda e mostra a liderança pelo exemplo, que, sem dúvida, é o motivo pelo qual consquistou o mundo todo.

Sim, "É impressionante o exemplo de liderança desse cara!". Obrigado Sir Paul MacCartney por essa aula prática de Coaching e Liderança.

Ah e obrigado pelo show inesquecível também!

 
;