terça-feira, 13 de março de 2012

FeedBack 360 - Confronte-se!


Boa tarde, bom dia e boa noite,

Hoje quero apresentar para vocês uma das ferramentas que utilizo em minhas sessões de coaching e que muitas empresas e pessoas têm usado atualmente.

É o Feedback 360graus.

Ele pode ser muito simples ou requintado, depende de como você vai utilizá-lo. Ele consiste basicamente em você colher informações (feedback) sobre seu próprio desempenho de várias pessoas ao mesmo tempo.

Ou seja, em sua empresa, por exemplo, ou vamos supor que você é um empregado, você vai pedir que mais de duas pessoas lhe repassem algo sobre o seu desempenho.

Como o falei pode ser "simples" como, pedir 3 qualidades e 3 pontos à melhorar, para seu patrão, colega de trabalho e um subordinado ou mais trabalhado como dar um questionário com várias questões a esse mesmo público.

Mas, esse "simples" não é tão simples assim. Pois, não é só ir lá e pedir esse feedback, antes de tudo você tem que estar aberto a esse processo e principalmente querer realmente. Se não você pega um ponto a melhorar que alguém colocou, vai fechar a cara, emburrar e ainda vai questionar a pessoa o porquê, esse não é objetivo.

O objetivo do FeedBack 360 é termos pontos de vistas diferentes sobre nós mesmo e o que dizem por aí é que enquanto mais feedback temos mais podemos crescer, desde que aceitamos esses pontos de vistas e façamos algo para mudar os "pontos fracos"e melhorar ainda mais nossos pontos fortes.

É aconselhável que as pessoas passem por escrito o feedback e não cara a cara e que você encoraje as pessoas a serem sinceras, pois muitas vezes elas escrevem algo só para nos agradar e se queremos crescer temos que ouvir a verdade, não somente elogios. Além de colegas de trabalho, o feedback pode chegar até mesmo a clientes, parceiros e fornecedores, dependendo de qual é seu cargo e qual o tamanho do contato com cada um desses stakeholders (públicos que lhe envovem).

E daí pode sair um plano de ação e podemos também usar para apoiar esse processo, a ferramenta das 8 Competências de Excelência, que explicarei depois para vocês.

Bom, ah, não poderia deixar de falar que o feedback 360, pode ser usado não somente nas empresas, mas também na sua vida pessoal, familiar e et..... é lógico, se você quiser, se não os problemas são maiores ainda, imagina você pedir um feedback pra namorada e ela soltar algo que você não goste, putz, pode virar uma longa DR...... enfim, sempre temos que querer melhorar e aceitar críticas e também elogio e não ficar questionando.

Não perca energia confrontando, aplique essa mesma energia para pensar em como ser melhor ainda, vai dar muito mais resultado, te garanto.

Abraço e até mais.

Emerson Reinert - Personal Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;