quarta-feira, 21 de março de 2012

As 8 Competências.



Boa tarde, bom dia e boa noite,

Hoje vou apresentar a vocês mais uma ferramenta que utilizo sempre nos processos de Coaching. Antes de tudo, você sabe o que é coaching né!? Se não sabe, ou não entendeu ainda, CLIQUE AQUI para ler um pouco mais a respeito.

Mas, vamos continuando. A ferramenta da qual falarei hoje são as 8 Competências de Excelência. Essa ferramenta pode complementar o Feedback 360 que comentei a dois textos atrás ou pode ser usada em separado também.

Mais uma vez é uma ferramenta extremamente simples, porém muito eficaz se utilizada corretamente. Depende só de como você quer utilizá-la e se vai realmente leva - lá a sério, como qualquer coisa na vida né!?

Enfim, vamos ao que interesse.

Ela consiste em basicamente em....

Definir aonde você quer chegar como profissional, seja cargo ou mesmo outro emprego, onde seria o mais longe que você imagina que pode chegar!?

Definiu!? Próximo passo! Não definiu!? Passe um tempinho pensando nisso, pois "qualquer caminho serve a quem não sabe aonde quer chegar".

Beleza, definiu. Se viu lá como futuro Presidente da Petrobás ou do Banco Central, ou da sua empresa. Agora você vai fazer o seguinte:

Quais são as 8 competências que um "cara" desses tem que ter em excelência!?

Aqui cabe um conceito sobre competência, via wikipédia: "Competênciasou habilidades (alemão Fähigkeiten, inglês abilities) são em psicologia os traços de personalidade que permitem ao indivíduo atingir determinada realização ou desempenho."

Ou seja, quais são as habilidades que aquele cargo que você almeja exige!? Vou dar uma dica, muitas empresas já tem isso listado na própria descrição do cargo.

Pode pegar a ajuda da empresa e acrescentar ou tirar conforme seu critério.

Ah, mas 8 é muito! Que chato! Uai, tem que ser muito mesmo, tem que ser desafiador ou quer ficar aí parado!?

Ok, listou as 8? Ainda não? Então leia a frase acima de novo.

Depois de listar. Ordene por grau de relevância, importância onde a primeira é a principal e oitava é a menos principal, mas principal também.

Beleza, listado e ordenado, você se pergunta e agora José, que que eu faço com isso!?

Agora, você olha bem para elas e pergunte-se com total sinceridade, autocrítica, mas sem ser severo ao extremos: Qual é a minha nota para cada uma dessas competências!? 

Não precisa ficar com medo de dar nota baixa não, ninguém vai ver.

Aqui não queremos enxergar os problemas e sim a solução. Depois das notas escolhas as duas competências que são mais importante para você desenvolver no momento e depois faça  um Plano de Ação de como aumentar cada uma das duas notas! Com prazos, qual nota você quer se dar pra daqui 6 meses, em quanto tempo quer chegar no ápice?

Pense nisso tudo e comece com ações simples, ler mais, fazer listas de prioridades e etc....

Espero que tenham entendido e gostado, caso não tenha nem entendido nem gostado estou à disposição para críticas e perguntas!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;