quarta-feira, 4 de abril de 2012

Grandes Goianos - Helenir Queiroz

GRANDES GOIANOS – HELENIR QUEIROZ

Tenho o orgulho de apresentar a vocês a nova Coluna do Blog: "Grandes Goianos", onde entrevistarei líderes, personalidades e empresários de destaque de Goiás objetivando contar um pouco das histórias dessas pessoas que construíram e constroem nosso Estado e principalmente dividir as experiências e conhecimentos que esses grandes homens e mulheres adquiriram durante toda sua atuação.

Nada mais pertinente do que trazer líderes reais para falar de liderança, atitudes e conhecimento.

Para estrear em grande, aliás em enorme estilo a Coluna, uma Mulher, uma Líder, uma verdadeira Guerreira, e uma autêntica Goiana, a atual Presidente da ACIEG e Sócia Fundadora da Multidata, Helenir Queiroz.

História: Nascida no interior de Goiás, primeira filha de uma série de oito filhos de pais muito humildes, com 15 anos veio estudar em Goiânia no Colégio Santa Clara ( Tradicional Colégio para Mulheres de Campinas) por meio de uma Bolsa de Estudo. Cursou metade do Curso de Engenharia Elétrica na UFG e formou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mãe de duas filhas, fundou junto com seu Marido a MULTIDATA TECONOLOGIA em  1989, hoje é a Presidente da ACIEG (Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás).

Vamos ao mais importante, o conhecimento, a entrevista:

Blog: Como foi entrar em uma turma de Engenharia Elétrica na década de 70, curso que até hoje é dominado por homens?

Helenir: Saí do curso normal do Colégio Santa Clara para a Escola de Engenharia. Na minha turma eram 115 alunos sendo apenas duas mulheres. Imagina o choque de sair de um mundo 100% feminino para um ambiente absolutamente masculino!
Mas rapidamente aprendi a lidar com a praticidade e objetividade masculinas que, de certa forma, me influenciaram muito. Admiro profundamente a forma direta e racional com que os homens buscam resolver os problemas profissionais, além da facilidade para criar produtos.

Blog: Porque da escolha?

Helenir: Escolhi Engenharia em função de um teste vocacional, mas visto de hoje creio que minha vocação maior é administração de empresas. Mas o curso de Engenharia me ensinou muito o olhar, com uma abordagem lógica, para as barreiras em busca de alternativas, o que é muito útil como administradora

Pouco tempo depois de formada, fui para a área de informática.
Além disso, foi na universidade que conheci meu marido. Assim, no geral, ir para a Engenharia foi uma excelente escolha.

Blog: Você sabia onde queria chegar quando entrou no curso?

Helenir: Sempre planejei minha vida para os próximos cinco anos. Então, em cada etapa, o objetivo era diferente.Em dezembro deste ano, completo 60 anos e graças a Deus creio que tenho mais a comemorar do que mereço.

Sou muito bem casada há 37 anos, nossas filhas são adultas e estão muito bem, a empresa tem crescido e agora tenho como novo desafio a presidência da Acieg.

Blog: Como foi a criação e amadurecimento da Multidata?

Helenir: A Multidata nasceu em 1989 para atuar no segmento de redes. Cinco anos depois, entramos no segmento de software. Hoje somos a maior empresa de infraestrutura de Goiás e a segunda maior do Brasil na área de software em que atuamos. Temos clientes em todo o Brasil e escritórios em São Paulo e Brasilia.

Blog: A que você atribui o sucesso de uma empresa ?

Helenir: Trabalho duro e real foco no cliente. Montar uma equipe de primeira é chave, principalmente o nível gerencial que faz a roda girar. E estar junto dessa equipe passando a visão de onde chegar e de como fazer para alcançar os objetivos estratégicos projetados.

Blog: Quais foram as competências e valores que vocês sempre seguiram!?

Helenir: Credibilidade, Qualidade e Foco no Cliente. E esses valores não são apenas para estar num quadro na parede. São exercidos cotidianamente na tomada de decisão, na atitude, na educação dos colaboradores. Não somos perfeitos, mas vamos ao limite para ajudar nossos clientes.

Blog: Quais são as diferenças de um líder de 2012 para um líder do século passado!?

Helenir: Boa pergunta. Os novos líderes sabem trabalhar bem com o contraditório, a diversidade, a velocidade e falta de referenciais. Nós, da velha geração, lidamos melhor com estruturação, processos, padrões, organização e controles.
Larry Page da Google recorreu durante dez anos à chamada “supervisão adulta” na fase inicial da gigante americana, demonstrando que a gestão ideal deve combinar a visão da geração Y com a experiência dos mais velhos.

Blog: E que dicas você daria aos seus filhos de como triunfar?

Helenir: Sucesso passa por trabalho árduo, excelente rede de relacionamentos e apurada visão das oportunidades.
O tempo de espera por uma palestra deve ser aproveitado para conhecer pessoas e fazer o link entre o seu negócio e possíveis parcerias, ou mesmo novas formas de fazer o seu trabalho.

Blog: Porque do engajamento na área de associações que você sempre teve?

Helenir: A única forma da sociedade se manifestar é através das entidades. Acredito que a sinergia gerada nos movimentos classistas contribui decisivamente para a sociedade. Veja o caso da luta da OAB com relação ao horário do TJ e a luta da Acieg para manter as vantagens do Simples na Substituição Tributária. Essas vitórias mostram que os avanços passam pelas entidades, igrejas, associações, sindicatos e sociedade organizada. É por acreditar nisso que sempre participei de associações.

Blog: Quais 5 qualidades/competência que uma pessoa tem que ter hoje para ter sucesso em qualquer área?

 Helenir: Visão, Determinação, Energia positiva, bom relacionamento e preparo.

Blog: A senhora tem twitter, blog, facebook, empresas, ACIEG, família e mais tanta coisa, como ter energia para isso tudo, qual seria o seu "segredo"?

Helenir: Agora é mais fácil, pois minhas filhas são adultas. Quando eram crianças, era muito mais complicado, pois a atenção necessária era muito maior.
Mas acho que hoje aprendi a usar todo tempo de espera para me organizar e me relacionar. Enquanto estou no carro atualizo o Twitter, enquanto espero uma reunião faço uma lista de tarefas ou retorno ligações.

Durante o horário de trabalho uso cada minuto possível. Em casa gosto de conversar com meu marido, cozinhar, beber um vinho, ver filmes e de receber amigos.

Blog: E por último uma ou duas frases que a Senhora sempre seguiu ou que sempre a motivou!?

Helenir
 “Os obstáculos são os perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo”.Henry Ford

“Alguns homens vêem as coisas como elas são e dizem "Por quê?". Eu sonho com as coisas que nunca foram e pergunto "Por que não?"  Bernard Shaw

______________________________________________________

É isso pessoal, espero que tenham gostado e aproveitado dessa grande entrevista dessa verdadeira líder. Em breve estaremos de volta, com mais uma entrevista.

Emerson Reinert


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;