quarta-feira, 18 de abril de 2012

Amigos, Clientes & Contatos






Boa tarde, boa noite ou bom dia.

Voltando a escrever no blog, pensei em um tema que é bem recorrente nas minhas sessões de coaching com meus clientes, a utilização da própria rede de contatos para prosperar no seu negócio ou profissão.

Como assim? É simples, seus amigos, familiares e conhecidos sabem o que você faz profissionalmente? Tem certeza que sabem mesmo?

Porque hoje em dia temos, 500 amigos no face, 300 seguidores no twitter, 190 contatos no msn e assim por diante e a grande maioria das pessoas usam essas ferramentas apenas para bater seus papos ou futricar na vida alheia, mas já parou pra pensar o retorno que esses contatos podem te dar?

Sim, o mundo hoje é feito de contatos e rede de relacionamentos e enquanto mais você utilizar esses contatos para se divulgar mais fácil será de prosperar.

Não estou falando pra ninguém virar aqueles chatos do orkut ou do facebook, que só colocam propagandas o tempo todo ou só te convidam para eventos quando terá algum retorno e sim utilizar modos mais sutis. Como ?

Por exemplo, se você é advogado pode colocar algumas matérias que achar interessante na área e comentar sobre elas, assim serve pra qualquer profissão. Se você é publicitário ou designer coloque peças suas ou outras interessantes. Assim, você repercute o que você acha interessante e divulga também o que faz, pois daí pode sair mais cliente ou futuros contatos profissionais.

Afinal, além de ser um bom profissional, hoje você tem que parecer que é um bom profissional!

Leia bem a frase, não estou falando pra ninguém enganar ninguém. A única coisa é o seguinte, além de ser, você tem que mostrar que você é bom!

Então nada melhor que começar pelos seus próprios amigos e contatos.

Estabeleça sites onde você pode buscar informações sobre sua profissão, quantas vezes por semana postar essas matérias, em qual horário e ai por diante.

Enfim, essa é somente uma maneira de aproveitar sua rede de contatos, dentre as milhares maneiras que podem existir. Então pense na melhor maneira de utilizar as pessoas que você conhece para se divulgar, isso pode fazer muita diferença quando surgir oportunidades mais na frente.

Obrigado e grande abraço,

Emerson Reinert Pereira Tokarski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;