terça-feira, 24 de abril de 2012

Grandes Goianos - André Villarinho



Quando se fala em preparação física e/ou treinamento para corridas em Goiânia, o primeiro nome que nos vem a cabeça é da Equipe André Villarinho.

Na maiorias das provas de corridas em Goiás, esta equipe liderada pelo Tri- Atleta LUIZ ANDRÉ VILLA VILLARINHO JÚNIOR,  fica com grande parte dos primeiros lugares.

Por isso, temos a honra de apresentar uma entrevista com o famoso André Villarinho, nos contando como foi o começo do seu trabalho e dando dicas de liderança e bem estar. Fiquem à vontade.

BLOG: Você hoje se tornou em Goiânia e Goiás uma das principais referências em Prática Poli Esportiva e preparação física, como você conseguiu chegar nesse patamar, conte um pouco da sua história?

ANDRÉ:  Na verdade não sinto que eu seja uma referência. A partir do momento em que você se sente “a referência” em alguma área, é o sinal que você está ficando para trás.

Desde o começo de minha carreira profissional em 1992, tive como meta treinar as pessoas respeitando o limite de cada uma, quando falo limite, não estou  referindo-me somente à parte física, mas também a vida pessoal. Não adianta colocar treinos que criem uma situação de stress com a família, com o trabalho e acima de tudo que atrapalhem o lazer, é preciso fazer a integração, trazer a vida pessoal para a atividade física. A grande maioria das pessoas que atendo não são atletas e sim pessoas que buscam qualidade
de vida através de práticas desportivas competitivas ou não. Quando comecei em 92, somente atletas tinham treinamento específico. Uma pessoa que quisesse simplesmente completar uma prova de corrida de rua, não encontrava orientação de como se preparar, acabava praticando sem acompanhamento profissional, o que levava ao insucesso e as contusões.  Eu sempre quis trabalhar com preparação física. Devido a um contratempo relacionado a um acidente não pude cursar a Faculdade de Educação Física na
primeira vez em que fiz vestibular. Durante um ano cheguei a cursar Engenharia, Administração de Empresas e Psicologia. Assim que me recuperei do acidente fiz novamente vestibular e após um ano estava fazendo o curso que sempre quis. Trabalhar com prazer, fazer sempre bem feito e com ética, assim tudo fica mais
fácil


BLOG: Se você pudesse elencar as principais características hoje que te define e define o trabalho que você faz quais seriam?


ANDRÉ: O principal é ter ética e manter amigos. Porque fazer é fácil, bom senso e liderança são os fatores que fazem a diferença na minha vida e no meu trabalho.



BLOG: Com a nossa vida cada vez mais corrida, o que você diria para aquelas pessoas que sempre colocam “desculpas” pra não começar um esporte?

ANDRÉ:  Você vai começar por bem ou por mal. Uma hora ou outra as pessoas irão encontrar esse tempo. A maioria das pessoas que colocaram a atividade física na sua vida não entendem como ficaram tanto tempo sem praticar exercícios. Mas essa sensação não é imediata, o corpo precisa de algumas semanas para se adaptar ao novo ritmo de vida, a maioria das desistências ocorre no primeiro mês.
 Muitas pessoas somente começam a praticar uma atividade física quando passam por algum problema físico ou mental, mas esse quadro vem melhorando com as campanhas de conscientização. A prevenção realmente é o melhor remédio.
Os meus alunos mais disciplinados são os que têm menos tempo para treinar. Aquele que tem um tempo reduzido não deixa para fazer depois, conseguindo com isso ter uma frequência maior do que aqueles com mais tempo e que acabam deixando para fazer mais tarde. Estes vão empurrando e quando o dia termina acabam não fazendo nada.

BLOG:  Você já treinou e treina até hoje muitos vencedores e líderes, como você definiria um líder e o que faz de alguém um vencedor?

ANDRÉ: Um líder é construído ao longo da vida. Para
liderar a pessoa tem que aprender a ser liderada. Para ser vencedor é preciso
coragem e o principal é não ter medo de errar.

BLOG:  Pra finalizar você já deve ter vivenciado muitos casos de superação, qual é o segredo dessas pessoas que superam qualquer barreira?

ANDRÉ: Motivação. Isso leva qualquer pessoa a superar obstáculos, é preciso
manter-se motivado o tempo todo. Para um objetivo final, programe objetivos
intermediários, assim você consegue estar sempre renovando a motivação.

Espero que tenham gostado, pois eu fico muito honrado e agradecido por essa entrevista desse ícone do Estado de Goiás!


Para acessar o site da Equipe André Villarinho: http://www.andrevillarinho.com.br/ 


Emerson Reinert Pereira Tokarski
Master Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;