domingo, 5 de fevereiro de 2012

Afinal, O que é Coaching!?



Sejam bem vindos ao meu novo blog sobre um tema bem interessante - Coaching.

E antes de tudo vou tentar responder a essa pergunta, "afinal, o que é Coaching?"

Eu não estaria mentindo se falasse que o Coaching é um processo que visa atingir sonhos, objetivos e metas de uma forma rápida, eficaz e principalmente construtiva e consistente. Não, não é falácia e nem mágica, é coaching mesmo, mas vou explicar melhor.

Segundo o famoso Wikipédia - Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apóia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

 O Wiki ajuda bastante com sua definição já identificando claramente as duas pessoas que participam do processo. O coach, que é o profissional que realiza e "comanda" o processo e o Coachee, que é o cliente, ou seja a pessoa que passará pelo processo de coaching.

Ao pé da letra Coach significa, traduzindo, treinador, mas é e não é bem isso que acontece no processo de coaching, porque?

Pois, a priori o Coach (profissional) não passará conselhos (ou seja, também não é um conselheiro) e também não ensinará técnicas sobre determinada área ao seu cliente, como faz um treinador de futebol ou de qualquer coisa com seus treinados.

Então como funciona o Coaching?

A base do Coaching são perguntas. As perguntas conduzem todo processo. Mas, porque perguntas? Pois todo o processo é feito com base no cliente, no que ele quer, qual seu sonho, qual são seus objetivos e metas. O que cliente precisa fazer para atingir seus objetivos? Quais são as competências que ele tem para atingi-lo e quais precisa desenvolver? Em quanto tempo? Com qual recurso? E quais são as debilidades ou fraquezas que precisa eliminar?

Tudo isso é "retirado" do cliente por um processo conversacional, guiado pelo Coach, para que o cliente possa focar em seus objetivos, metas e sonhos e como falei acima atingi-los de forma mais rápida!

Mas, perae, todo nós já não sabemos onde queremos chegar, o que temos que fazer, quando fazer e como fazer? Sinceramente... Sim, muitos de nós sabemos disso tudo, mas vamos ser sincero, colocamos em prática nossos planos? Quantos de nós focamos em nossos sonhos e buscamos eles? Quanto de nós conseguimos sair daquele conforto de casa, da poltrona, da TV para ir malhar, ou caminhar, ou ler um livro, ou estudar!?

E sim, o Coach te focará nisso e será sua pulga atrás da orelha todos os dias e semanas te cobrando o que você fez, mas o principal fazendo com que você enxergue que você pode ir muito mais longe e muito mais rápido que você mesmo imagina.

O Coaching é realizado por meio de sessões de 1 hora, no começo semanal, depois quinzenal, até quando as duas partes envolvidas perceberem que já não é preciso mais o coaching... e comigo isso costuma ser muito acelerado, muito mesmo!

Bem, pra não ficar muito grande, vou parar por aqui o primeiro texto e continuarei a explicar nos próximos, como me tornei coaching, benefícios e tudo mais que quiserem saber!

E sim, por favor, perguntem o que querem saber sobre tudo isso se tiverem se interessado.

Ah e também compartilhem se gostou com seus amigos e amigas...

Boa semana pra todos nós e vamos juntos a partir de agora!

Emerson Reinert


3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!! Está perfeíto!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente iniciativa de divulgar o coaching, uma ferramenta maravilhosa de desenvolvimento em todas as áreas da vida! Suas colocações esclarecem para todos de forma objetiva o processo. Parabéns a você grande profissional de sucesso que busca acender a chama interna das pessoas e despertá-las para seu sonho!

    ResponderExcluir

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;