terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Plano Coaching 2012


Vamos praticar um pouquinho de coaching!?

Chega de falação né e vamos ao que interessa como realmente funciona esse tal coaching.

Coaching é foco, coaching é planejamento e porque coaching funciona tanto? Pois ele dá as mesmas pessoas outra visão das mesmas situações.

Mas, vamos começar do básico. Você já tem um Planejamento do seu ano de 2012!? Como um bom brasileiro você ainda pode planejar sim seu ano de 2012, pois "o ano só começa depois do carnaval" não é verdade!? Não, né, mas ainda dá tempo sim.

Uma famosa pesquisa, que já foi citada por quase todo mundo, mas que sempre vale a pena ler de novo diz o seguinte:

A pesquisa envolveu 1000 estudantes da prestigiada universidade de Harvard e os entrevistados foram perguntados: “Você tem um objetivo definido para o futuro?”. A grande maioria – 84% – deu resposta negativa – somente 13% dos entrevistados tinham realmente objetivos, mas estes objetivos não estavam escritos, e apenas 3% dos entrevistados escreveram seus objetivos para o futuro.

Passados dez anos os pesquisadores voltaram a questionar os mesmos entrevistados e descobriram duas coisas: 1. Os 13% que tinham objetivos, mas não estavam escritos tiveram sucesso numa media de duas vezes mais que os outros que não tinham nada em mente. 2. Os 3% que anotaram os seus objetivos tiveram sucesso numa média de 10 vezes mais que 97% do restante dos entrevistados!
E porque isso acontece!?
Pois, já está mais que provado que:
- Primeiro, quando você sabe o que quer, você sabe o que quer! Então, você pode começar a correr atrás disso.
- Segundo, não adianta saber o que quer e não colocar prazo, como realizar e também outra coisa, o porquê!
- Terceiro, você pode saber isso tudo e do que adianta saber isso tudo se você não coloca num papel, tá, num computador!? Fica apenas com esses planos mentais que vão fluindo como o vento e às vezes, muitas vezes vão se perdendo com o tempo.
Quando escrevemos algo, nós começamos a projetar com maior clareza o objetivo e assim podemos enxergar mais possibilidades e o caminho a ser traçado.
Então, vamos ao que interessa.
Ah, perae e se eu não sei o que quero!? Vamos descobrir, que tal!? (Ou vamos tentar)
É o seguinte, vou colocar algumas questões aqui em baixo, você responde se quiser, do jeito que quiser e no momento que quiser, mas e se elas pudessem realmente fazer te levar ao seu sucesso? Como você responderia!? Tá bom, você vai ler as perguntas primeiro pra ver se compensa mesmo né!? Tudo bem fique à vontade, mas lembre-se sempre que o segredo pode não está nas perguntas e nem nas outras pessoas e sim em como você anda interpretando as perguntas e as pessoas ao seu redor.... o segredo está em você.
Ok, sem mais trolóló.... Ah eu vou ser direto e vocês precisam ser sinceros.
- Você se sente bem com o que faz hoje, profissional, pessoal e até esportivamente? O que você sente realmente paixão em fazer?
- Onde você quer estar (trabalho e vida pessoal) daqui 5 anos? O que você faz hoje te leva para esse caminho efetivamente?
- Daqui para o fim do ano enumere 5 objetivos que quer cumprir (nível salarial, emprego, viagens, família, relacionamentos e etc, qualquer coisa). Dois deles coloque para o meio do ano e os outros 3 para o fim do ano. Abaixo de cada um coloque como vou atingir, quando especificamente e para quê quero atingir isso?
- Agora olhando seus 5 objetivos, o que posso mudar ou fazer de imediato que me levaria mais próximos desses objetivos. Pense em suas habilidades, debilidades e competências. Quais duas ações, atitudes que posso tomar agora para isso acontecer?
- Se você tivesse todo dinheiro e recurso que quisesse o que estaria fazendo? Em quanto tempo você quer atingir isso?
- E uma última para pensar mais, quando morrer você que ser lembrando por quais qualidades? Enumere cinco, três pessoais e duas profissionais. Você é assim hoje?
Eita, espero que ajude em alguma coisa. São questões "pesadas" que às vezes temos preguiça de responder, mas que podem fazer toda a diferença. O coaching trabalha em cima dessas perguntas e o mais importante, faz a pessoa realmente refletir sobre tudo isso, sem medo de aprofundar, questionar e fazer a pessoa sair da caixa que esta, da famosa zona de conforto, que todos sabemos que de conforto ela não tem nada.

Enfim, pessoal, se alguém tiver alguma dúvida estou à disposição nos comentários ou no e-mail emersoncoach@gmail.com
Obrigado, mais uma vez!
Emerson Reinert

Um comentário:

  1. Olá Emerson,
    Estava procurando sobre o assunto e encontrei seu blog.
    Na minha pós graduação tem um módulo que se chama Lider Coaching, ainda não comecei este mas ja estou lendo alguns livros sobre, comecei o livro ( Liderança Coaching - Razão, Alma e Coração)de José Rafael de Medeiros. Você o conhece? Gostaria se possível que me indicasse outros livros pois me intereço bastante.

    larissafabel@hotmail.com

    ResponderExcluir

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;