quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Trabalhe 4 horas por semana....



Pessoal, comecei a ler um livro interessante essa semana, "Trabalhe 4 horas por Semana" de Thimothy Ferriss, que promete nos entregar a fórmula de como trabalhar somente poucas horas por semana e nos tornarmos ricos.

Ainda não cheguei ao fim do livro e nem descobria tal fórmula, enfim, ainda não fiquei rico, mas, lendo o livro já no começo eles nos "entrega" 10 regras de quem quer ser o que ele define no livro de um Novo Rico, que trabalha pouco e ganha muito.


E achei que cabe bem neste blog as regras, com algumas ressalvas apropriadas ao coaching, então aí vai:


1) Aposentadoria é o seguro para o caso de acontecer a pior das hipóteses: Durante todo livro, o autor prega que não devemos guardar tudo e muito menos esperar para viajarmos ou ser realmente felizes somente quando nos aposentar. Ele defende mini-férias constantes, intercaladas com trabalho. O bom dessa dica é o não ficar esperando e fazer agora o que se quer, usar a melhor roupa, comer no melhor restaurante, essas coisas. Eu acho interessante.


Ele fala algo interessante: "Está subentendido na aposentadoria que você não gosta do que está fazendo durante os anos de maior vigor físico de sua vida. Isso é um erro fundamental: nada pode justificar esse sacrifício".


2) Interesse e Energia são cíclicos: Aqui ele coloca o que todos sabemos que nossos interesses e energias vão e vem, não são uma constante. Eles mudam se transformam e que por isso é preciso estar sempre evoluindo e empreendendo quando sentir que se tem energia para isso.

3) Menos trabalho não significa preguiça: Pra começar ele define preguiça como "suportar uma existência não-ideal para deixar as circunstâncias ou que os outros decidam sua vida por você, ou amealhar uma fortuna enquanto passa pela vida como espectador, vendo-a da janela de um escritório."

Ele defende que sempre há um jeito de se trabalhar com mais produtividade no fundo do fundo de cada uma de nossas cabeças, assim trabalhar menos para ganhar mais.

4) A noção que se tem do tempo nunca está correta. "Para as coisas mais importante, nunca temos certeza se é a hora certa." É aquilo, será que é a hora certa de trocar de emprego, de pedir em casamento, de ter um filho. Ele coloca o seguinte uma frase da mãe dele respondendo quando ela decidiu que era hora para se ter um filho: Isso era algo que queríamos e decidimos que não havia porque posterga-lo. Nunca se sabe a hora certa de ter um filho." Penso que é assim, temos que medir os riscos sim, mas temos que acima de tudo agir.


5) Peça perdão, não permissão: Isso é para empreendedores. E pode gerar polêmica, mas o que ele defende é que nem sempre as pessoas ao seu redor ficarão satisfeitas com suas decisões e ações. E muitas vezes quem está ao nosso redor tentará nos fazer desistir de algumas coisas, então ele defende que é melhor fazer e depois se desculpar, pois pelo menos você tentou, do que simplesmente não fazer.


Bem, como este post tá ficando grande amanhã passo as outras 5 "regras", ah não ser que você compre o livro e vai ler, mas enfim, até onde li o livro é muito bom, um pouco além do que nosso imaginário comum nos deixar aceitar, mas às vezes é preciso sair do comum mesmo.

Então até amanhã!

Emerson Reinert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado comentário anônimos, por isso terei que moderar os comentários.

 
;